17.1.13

Branding e publicidade na era da busca social

O Facebook finalmente deu partida no seu motor de busca social - o Google vem trabalhando nisso firmemente desde que lançou o Google+. A rede social planeja se tornar mais relevante nas etapas finais do processo de decisão de compra.

O lançamento da busca social do Facebook significa que a opinião dos amigos terá um peso ainda maior nas escolhas do consumidor.

Agora, para saber o que os seus contatos  pensam sobre determinado serviço ou produto, basta digitar algumas palavras-chave na caixa de busca e - clique - pronto. Não será mais preciso pedir recomendações em público - pode ser muito indiscreto às vezes - ou esperar que uma quantidade suficiente de amigos se anime ou possa responder a tempo.

Facebook começa a lançar a sua busca social.

Do ponto de vista do branding, acho interessante observar como o fator fidelidade do consumidor vem ganhando peso na equação de valor de marca: hoje em dia, quanto mais clientes fiéis uma marca tiver, do tipo engajado e embaixador, mais pontos ela consegue em outros fatores de brand equity, especialmente em termos de consciência - na medida em que seu conteúdo viraliza e seus produtos/serviços ganham boas avaliações - e de reputação de marca.


Publicidade baseada em busca social

Na minha opinião, o movimento do Facebook responde à pressão dos anunciantes por resultados ao mesmo tempo em que prepara a empresa para ganhar uma boa participação no mercado de busca, que hoje é dominado pelo Google.

A nova ferramenta de pesquisa do Facebook viabilizará a segmentação de anúncios de acordo com a (provável) intenção de compra dos usuários. Na medida em que estes fizerem uma determinada busca - "amigos que praticam alpinismo" por exemplo -, a rede social poderá lhes mostrar anúncios relacionados tanto no seu site quanto em sites afiliados, oferecendo produtos e serviços ligados a esse esporte.

Outro aspecto digno de destaque é o sistema de geolocalização, dimensão muito valorizada na busca social. Pelo jeito, o Facebook vai entrar forte no mercado de buscas locais, segmento que anda cada vez mais disputado devido ao forte crescimento da internet móvel. O Foursquare, o Yelp e o Google que se cuidem.

2 comentários:

  1. A busca social é com certeza um movimento interessante do Facebook. Uma iniciativa que deve estar relacionada a estratégia de entender melhor o comportamento do usuário para facilitar anúncios mais segmentados.
    Acho que o conceito um pouco diferente do Google, onde o quesito "social" ganhou relevância no logaritimo do buscado, enquanto a busca do Facebook parecer ser 100% social. Atende necessidades diferentes do usuário.
    O que me chamou mais atenção foi o fato da nova ferramenta possibilitar o inicio de uma nova organização/categorização nos dados gerados pelos usuários na rede social, transformando em informação propriamente dita. Algo parecido com a "revolução" que o Google promoveu quando trouxe outro patamar de organização nas buscas na net.
    No fundo, no fundo, eu acho que o Facebook tem como meta torna-se uma "internet dentro da internet", mas de repente é coisa da minha cabeça.

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  2. Pode ser, mas a maior parte do conteúdo compartilhado no Facebook vem de outros sites. Talvez a estratégia do Facebook para dominar a internet seja fazer com que os publishers adotem os seus plugins sociais.

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