3.5.20

A Democriacia e o Capitalismo


Capitalismo não rima com democracia.

É o que sugerem as palavras mais usadas pelos brasileiros quando pesquisam pelo assunto na internet.

Nenhuma delas refere-se a democracia.O que eles têm em mente quando buscam informações sobre capitalismo?

Uma análise das palavras que estão em ascensão sugerem novos interesses: o "fortalecimento do capitalismo", "capitalismo reverso", os "símbolos do capitalismo", suas "fases" e modalidades.

Curiosamente, democracia é um termo cada vez mais lembrado quando as pessoas pesquisam a respeito de socialismo.

Nessas buscas, democracia é relacionada a socialismo especialmente quando elas buscam saber sobre "o que é democracia" e sobre "socialismo democrático.

O divórcio entre democracia e capitalismo tem sido enfatizado por vários pensadores atualmente, entre eles Agamben, Chomsky e Han Byung-chul.

Porém, lembremo-nos: quando e onde esses dois regimes chegaram a ter um casamento sólido?

Na Europa, a associação entre capitalismo e autoritarismo foi notável nos casos do nazismo e do fascismo, que acabaram vencidos por forças democráticas.

Atualmente, no entanto, vemos avançar naquele continente uma série de governos de tendência totalitária, e isto acontece em plena ordem capitalista.

No terceiro mundo, houve durante a guerra fria várias ditaduras patrocinadas pelos EUA, baluarte do capitalismo, que estavam preocupados com a expansão do comunismo liderado pela União Soviética.

No Brasil de hoje, o espantalho do comunismo saiu do armário como peça de propaganda do presidente Bolsonaro e de seus aliados, que chegam a falar na volta do AI-5 para evitar um golpe de estado que estaria sendo organizado por "comunistas".

Talvez por isso, pela primeira vez nos últimos 5 anos, o termo comunismo passou a ser mais procurado do que socialismo e, por quase 3 semanas entre março e abril, mais do que democracia.O fenômeno acontece em meio à radicalização política crescente.

--

Nenhum comentário:

Postar um comentário